Como fazer um planejamento financeiro empresarial

  • 27/09/2016
Página inicial - Empresas - Como fazer um planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro empresarial é um instrumento essencial para uma boa gestão financeira. A área financeira de muitas empresas se preocupa apenas com as atividades operacionais do dia a dia, como controle de contas a pagar e a receber. Porém, para a sobrevivência e o crescimento de qualquer organização são necessárias ações mais estratégicas que  só podem ser tomadas com o suporte de um planejamento financeiro empresarial.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

No planejamento financeiro empresarial, analisa-se a situação financeira atual e projeta-se os cenários futuros da organização, considerando, principalmente, as expectativas do mercado e as suas delimitações de recursos.

Portanto, o planejamento financeiro é uma ferramenta de suporte para a tomada de decisão do gestor, pois apresenta os resultados que determinadas escolhas podem proporcionar. Veja a seguir os principais pontos que devem ser considerados na elaboração do planejamento financeiro da empresa.

Objetivos estratégicos

Todo planejamento precisa de uma visão a longo prazo. Por isso, o primeiro passo é determinar onde você quer chegar. Depois é preciso saber qual a visão da sua empresa, pois é esta visão que será quebrada em objetivos estratégicos de médio prazo, que irão auxiliar para se chegar no objetivo de longo prazo. Por exemplo, se o objetivo a longo prazo é atingir R$ 10 milhões ao ano de receita, é preciso determinar quais devem ser as metas anuais nos próximos anos para alcançar essa meta..

Orçamento e fluxo de caixa

Os cenários futuros do planejamento financeiro empresarial são elaborados por meio dos orçamentos. Primeiro, deve-se determinar o orçamento de vendas. As projeções devem ser feitas considerando, por exemplo, a sazonalidade do negócio e as expectativas de crescimento do mercado.

Após o orçamento de vendas, é elaborado o orçamento de custos e despesas, ou seja, quais serão os custos de produção de acordo com a expectativa de vendas e quais serão as despesas fixas da empresa.

Na Par Mais utilizamos para os nossos clientes o Orçamento Base Zero (OBZ), o qual não leva em consideração a média de despesas dos últimos anos da empresa, mas sim orça individualmente cada centro de custo. Veja mais sobre esta metodologia de orçamento em nosso artigo “ O que é Orçamento Base Zero (OBZ)?“.

Na elaboração do orçamento de custos e despesas, aproveite para rever e cortar os seus gastos. Mais dicas para corte de despesas, pode ser encontrado no nosso artigo “Como reduzir despesas administrativas e comerciais”.

Com os orçamentos definidos, é possível montar o fluxo de caixa projetado da empresa e avaliar os resultados encontrados, identificando melhorias como corte de despesas, aumento de receitas, gestão do capital de giro e necessidade de investimentos.

Acompanhamento

Não basta apenas elaborar o planejamento financeiro, é preciso controlar os resultados encontrados. Por isso, é muito importante registrar todos as movimentações financeiras para avaliar o progresso da situação financeira.

Crie indicadores de desempenho e compare os resultados encontrados com os resultados esperados, formulando planos de ação para redirecionar os resultados para o caminho desejado.

Conclusão

Fazer um bom planejamento financeiro empresarial pode ser algo complexo, porém, permite que a sua empresa vá mais longe e alcance resultados cada vez melhores. Portanto, considere a ajuda de um consultor para orientar a sua empresa na elaboração e acompanhamento de um planejamento financeiro empresarial.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações