Sua conta
  • 30/01/2019

Capacidade de assumir riscos

Início / Investimentos / Capacidade de assumir riscos
capacidade de assumir riscos

Quando falamos sobre investimentos, não importa quão seguro ele aparenta ser, sempre existe algum risco envolvido. Devido a isso, é importante não apenas entender os riscos envolvidos em cada investimento que você pensa em fazer, mas também é muito importante entender a sua própria tolerância a riscos.

Aproveite e verifique sua tolerância e quais são os investimentos indicados para seu perfil

A combinação de um investimento inadequado à sua capacidade de assumir riscos pode levar a frustrações com os resultados dos investimentos.

Um exemplo disso seria uma pessoa que se diz com um perfil arrojado, no entanto ao preencher um questionário de risco, apresenta um perfil conservador. Você pode, inclusive, ter verdadeiramente um perfil de risco mais agressivo, no entanto devido a um momento específico de vida, como por exemplo por ter acabado de ter um filho, não é adequado que você assuma grandes riscos nos seus investimentos.

Você deve ter um entendimento realista da sua habilidade e complacência com a volatilidade no valor dos seus investimentos. Tomando risco demais, você pode acabar agindo de uma maneira inadequada em um momento de baixa e vender os seus investimentos em um momento inadequado. Já tomando risco de menos, você pode acabar diminuindo o rendimento potencial dos seus investimentos e se frustrar com os seus resultados.

Como descobrir a sua capacidade de assumir riscos?

Existe uma grande diversidade de questionários que são utilizados para estimar a tolerância a risco dos investidores. A Par Mais possui a BIO Financeira, que busca justamente avaliar essa questão com base em vários aspectos diferentes de cada investidor, como o seu momento de vida, capacidade financeira e patrimonial.

Outra maneira interessante de avaliar a sua capacidade de assumir riscos é avaliando os piores resultados que já ocorreram com o investimento que você está avaliando. Verificando o desempenho desse investimento em momentos extremos e negativos você pode ter uma noção de quanto dinheiro perderia e ter uma boa ideia se ficaria confortável com esse tipo de perda em um ou mais anos.

Outro fator muito importante ao avaliar a sua capacidade de assumir riscos é o horizonte temporal que você tem para investir. Caso você precise do valor investido em 2 anos, por exemplo, não é indicado que você tenha um investimento com alta volatilidade, pois neste período é muito curto e os retornos podem ser baixos ou negativos.

Finalmente, a presença de outras rendas, como pensões, INSS ou uma herança, também servem para amenizar o risco total dos seus investimentos. Tendo outras rendas mais estáveis e previsíveis fazem com que o impacto de um investimento específico de maior risco seja menor na sua carteira.

Conclusão

A capacidade de assumir riscos é algo muito específico de cada investidor. É muito importante avaliar não apenas o risco dos investimentos em si, mas também a sua própria tolerância a esses riscos. É importante notar também que a tolerância não é algo estático, dependendo e variando conforme a sua capacidade patrimonial, momento de vida, entre outras questões específicas.

Aproveite e verifique sua tolerância e quais são os investimentos indicados para seu perfil

Resumo
Capacidade de assumir riscos
Nome do artigo
Capacidade de assumir riscos
Descrição
Capacidade de assumir riscos ou grau de tolerância a riscos, deve sempre ser observada na hora de escolher um investimento. A Par Mais possui a BIO Financeira que busca justamente avaliar essa questão somando vários aspectos diferentes de cada investidor, como o seu momento de vida, capacidade financeira e patrimonial, além capacidade de assumir riscos.
Autor
Nome do editor
Par Mais

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×