Sua conta
  • 27/06/2013

Controle da inflação

Início / Investimentos / Controle da inflação

controle da inflação

A mobilização social será suficiente para o controle da inflação?

Parece que o governo demorou a entender, mas o que o brasileiro não tolera mesmo é a inflação. Está claro que existem diversos motivos de revolta e que o aumento das passagens foi apenas o estopim para explodir o barril de pólvora, mas ao que parece foi depois que a inflação começou a destruir nosso poder de compra e corroer nossos bolsos, que todas as insatisfações vieram a tona.

A inflação voltou com todo esse vigor por conta de uma sucessão de erros. Desde que assumiu o governo, nossa presidente tomou uma série de medidas   intervencionistas e impulsivas que deixaram muitos economistas de cabelo em pé.

Basicamente a fórmula é simples, gasta-se mais do que se pode gastar. De um lado o governo estimula o consumo com uma série de bolsas e auxílios de todos os tipos e disponibilidades de crédito e não faz seu dever de casa, gastando demais com a máquina pública. Ou seja sai gastando muito mais do que tem para gastar de todos os lados! Excesso de crédito e estímulo ao consumo para pessoas sem a devida educação financeira é a fórmula básica para o endividamento excessivo e aumento da inadimplência.

Para um país crescer de forma sustentável são necessários investimentos em infraestrutura e educação. Investimentos geram riqueza de fato, fazem a economia crescer, e a educação qualifica os trabalhadores e melhora a indústria, com isso também gera riqueza sustentável.

A educação no Brasil ainda está longe do ideal. Foram criadas as cotas para universitários mas nada foi feito em relação ao ensino básico. Em relação aos investimentos, o estagnado Japão já está crescendo mais do que o emergente Brasil.

Para piorar, foram usadas medidas pontuais para segurar o índice de inflação. O índice foi mantido dentro da meta, mas nada foi feito em relação a escalada dos preços, ou seja,é como tratar uma grave infecção apenas com antitérmico: os sintomas diminuem mas não se trata a doença.

Estas e outras tantas medidas acabaram gerando um efeito colateral terrível: o medo dos empresários e investidores de fazer qualquer coisa no Brasil. Com lucros controlados e sem regra do jogo bem definida, quem se candidataria a investir?

Enquanto isso, a economia americana, que após a crise de 2008 fez muito bem seu dever de casa, quando tomou diversas medidas bem difíceis e dolorosas porém necessárias, já iniciou consistentemente sua recuperação. A consequência disso para o Brasil é que teremos ainda menos investimentos e o dólar mais caro, o que gera mais inflação.

Enfim, acredito que o cenário é ruim e insustentável no longo prazo! É necessário que se faça o dever de casa para melhorar a economia de nosso país. Eu realmente desejo e espero que a sociedade se mobilize e conquiste mais comprometimento na condução da política econômica.

.

Controle da inflação | Par Mais – Blog por Annalisa Blando Dal Zotto – 27.06.2013

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×