5 ótimos livros sobre investimentos

  • 22/06/2018
Página inicial - capital - 5 ótimos livros sobre investimentos

livros sobre investimentos

Entender os mercados de capitais e fazer investimentos conscientes quase sempre envolvem uma boa quantidade de leitura. Ao investir em títulos públicos pré-fixados você vai querer saber se a tendência da taxa de juros é de alta ou de queda e os seus impactos na sua carteira. Um investidor fundamentalista vai querer entender as perspectivas para uma determinada empresa antes de comprar as suas ações. Mesmo um investidor que use a análise técnica ao começar vai precisar entender os conceitos antes de coloca-los em prática.

Esse tipo de leitura pode às vezes ser maçante, mas existem alguns ótimos livros que falam sobre investimentos de uma maneira envolvente. Nesse artigo falaremos de alguns bons livros de investimentos que além de serem interessantes vão te ajudar a entender melhor como o mercado funciona.

O INVESTIDOR INTELIGENTE, de Benjamin Graham

o investidor inteligenteEsse livro é um clássico sobre value investing, o investimento em valor que é aplicado a ações. Graham começou a ensinar a sua abordagem de investimento na Universidade de Columbia nos anos 20 e em 1949 lançou esse livro que até hoje é referência para quem investe em valor. Algo interessante nesse livro é que ao escrevê-lo Graham tinha em mente os investidores individuais, os que ainda não tem experiência, mas procuram investimentos de longo prazo, não especulativos. O próprio Warren Buffett já descreveu esse livro como o melhor livro de investimentos já escrito, que por si só é um elogio de peso. Esse é um ótimo livro para quem está começando a investir em ações ou quer aplicar o princípio do investimento em valor.

A LÓGICA DO CISNE NEGRO, de Nassim Nicholas Taleb

a lógica do cisne negroNassim Taleb trabalhou muito tempo como trader, e depois gestor das mesas de operações de grandes bancos como o Credit Suisse, First Boston, BNP Paribas e outros. A aleatoriedade e a incerteza sempre foram assuntos que lhe interessaram muito. Nesse livro ele fala sobre o que chama de “Cisnes Negros”, eventos imprevisíveis que causam um grande impacto nas nossas vidas. Ele parte do princípio que a nossa capacidade de antecipar esses eventos é quase que nula e fala sobre como lidar com o mar de incertezas pela frente.

FORA DA CURVA, de Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau

fora da curvaEsse é um livro brasileiro muito interessante elaborado por Florian Bartunek, fundador da gestora Constellation, com a ajuda da jornalista Giuliana Napolitano e do advogado Pierre Moreau. No livro são retratados os perfis de vários gestores brasileiros de sucesso. Da maneira como eles aproveitam as oportunidades até o jeito com que lidam com crises, é muito interessante ver o que diferencia esses grandes gestores do restante do mercado. Alguns dos perfis retratados são os de Luis Stuhlberger, da Verde Asset; Luiz Fernando Figueiredo, da Mauá Capital; André Jakurski da JGP, entre outros.

RÁPIDO E DEVAGAR, de Daniel Kahneman

rapido e devagarDaniel Kahneman ganhou o Nobel de Economia em 2002 pelas suas contribuições no campo das finanças comportamentais e do processo de tomada de decisão. Em 2011 ele lançou este livro que se tornou um best seller e é um sumário de várias ideias desenvolvidas na sua carreira. A sua tese principal é a de que existem dois modos de pensar. O primeiro é um modo rápido, instintivo e emocional. Já o segundo é devagar, mais deliberativo e mais lógico. Esses modos de pensar ajudam a explicar porque às vezes tomamos decisões irracionais ou com algum viés de interpretação.

DESAFIO AOS DEUSES, de Peter L. Bernstein

desafio aos deusesQuem lida com investimentos está sempre tentando entender o comportamento dos mercados, as suas perspectivas e os seus riscos. Esse livro de Peter Bernstein é muito interessante, pois nele o autor traça uma linha do tempo da tentativa do homem de entender riscos e probabilidades. Dos gregos antigos aos matemáticos renascentistas até a teoria do caos, o entendimento do incerto sempre foi um desafio. As maneiras que foram criadas para lidar com a incerteza, seja na teoria dos jogos ou ao fazer um vinho, é o que atrai nessa história.

Nossos artigos