12 Dicas de Planejamento Financeiro

  • 28/06/2014
Página inicial - consumidores - 12 Dicas de Planejamento Financeiro

dicas de planejamento financeiro

Annalisa Blando Dal Zotto, CFP®, sócia da Par Mais Planejamento Financeiro e Investimentos Financeiros, em publicação na Clube do Champanhe, Nº 26, 12 Dicas de Planejamento Financeiro.

Acreditem se quiser, mas o que mais provoca o endividamento das famílias brasileiras não é a falta do dinheiro!

Você sabia que:

  • Os principais motivos são a falta de planejamento, o crédito fácil, os juros altos, o excesso de parcelas assumidas e a pouca educação financeira?
  • A Louis Vuitton e outras marcas de luxo só parcelam suas vendas no Brasil?
  • A maioria das pessoas não sabe qual é o valor e a taxa dos juros de suas prestações?

 .

Pois é, pensando nisso achei bacana escrever as dicas de planejamento financeiro para quem quer viver dentro do orçamento e crescer na vida.

12 dicas de Planejamento Financeiro:

1-     Monte um orçamento: nele inclua todas as fontes de receitas (lembre-se de descontar os impostos e outras deduções), as despesas e quanto deseja poupar;

2-     Pague-se primeiro: quando receber seu salário, separe imediatamente uma parte para a poupança. 10% é um bom número;

3-     Quando estiver em dúvida sobre comprar algo, faça uma conta: calcule quanto você ganha por hora trabalhada e depois calcule quantas horas você terá que ralar para pagar aquele bem. Se você achar que vale a pena, vá em frente, caso contrário você terá evitado rasgar seu suado dinheirinho;

4-     Tenha poucas contas e cartões de crédito: facilita a organização e controle;

5-     Evite comprar parcelado. Mesmo que você não ganhe desconto, quando se paga à vista, se compra menos e melhor;

6-     Atenção com as parcelas!! Nunca comprometa mais do que 30% de seu orçamento;

7-     Não parcele as compras rotineiras, que todos os meses se repetem (ex: alimentação, gasolina, remédios);

8-   Parcele com organização: as parcelas da última viagem devem acabar antes de você assumir outra. Com roupas e acessórios é a mesma coisa: as parcelas devem terminar primeiro para depois você comprar mais. Então se você gosta de andar na moda, as parcelas devem acabar antes de se esbaldar com a nova coleção.

9-    Sempre se informe sobre o valor e a taxa de juros de qualquer compra que for assumir.

10-  Programe-se: Se tiver que pagar juros, veja se é possível adiar a compra até que tenha dinheiro suficiente para pagar à vista. Poupar antes e comprar depois, faz muito bem para o bolso.

11-   Evite! Pague sempre o valor total das faturas dos cartões de crédito e evite entrar no limite do cheque especial, porque eles oferecem as taxas de juros mais absurdas e altas do mercado.

12-  Vá atrás! Se faltar dinheiro, busque linhas de crédito mais baratas,(ex: CDC ou crédito consignado). E lembre-se, quanto mais fácil for para conseguir o crédito, maiores serão as taxa de juros e o prejuízo!

Confira também nosso post sobre 5 dicas de como montar um controle financeiro pessoal.

Revista Clube do Champanhe

 .

12 Dicas de Planejamento Financeiro por Annalisa Blando Dal Zotto – 28.06.2014

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Par Mais Blog - Planilha de controle financeiro - anuncio

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações