BIO e NRI

Conheça a nossa metodologia exclusiva para elaboração da carteira de investimentos

Saber os investimentos corretos para cada objetivo financeiro não é tão complicado assim, mas exige seguir certos critérios. Nós, da Par Mais, seguimos o modelo do planejamento financeiro onde o investidor e seus objetivos financeiros estão em primeiro lugar.

Após anos de estudos, desenvolvemos uma tecnologia própria: a BIO Financeira e o NRI, o nível de retorno ideal.

Cada investidor, antes de decidir qualquer tipo de investimento deve ter clareza de como está a sua BIO Financeira, para não cometer erros e investir da forma mais correta. Deve também saber que para cada tipo de objetivo financeiro, deve-se perseguir um nível de retorno ideal, o NRI, dos investimentos.

Neste artigo iremos explicar essa nova forma de classificar os nossos clientes investidores e como devemos obter o NRI certo para criar as estratégias da carteira de investimentos de cada objetivo financeiro.

O que é a BIO Financeira?

É a análise do perfil psicológico do investidor frente aos investimentos, somado ao seu momento de vida, capacidade financeira e patrimonial.

Para se fazer aplicações financeiras, por determinação da CVM, é necessário que os bancos, corretoras, gestores e robôs, determinem o perfil de risco do investidor: conservador, moderado, arrojado, agressivo. E suas sugestões de carteiras de investimento são balizadas somente por essa informação, desprezando o momento de vida do investidor.

Um erro muito grave e perigoso.

Ignorar o momento de vida, a capacidade financeira e patrimonial é colocar em risco o resultado do investimento.

Conheça a escala das BIO Financeiras Par Mais:

Momento de calma e segurança

Fase de ter estabilidade

Tempo para ser equilibrado e otimista

Época para ousar, sem medo de errar

Período de grande intensidade

Importante

Como um dos aspectos da BIO Financeira é o momento de vida, ela indica como a BIO Financeira está em determinada fase da vida.

Ao ter um filho, ao casar, ao se formar, ao perder ou aumentar renda a BIO Financeira muda, se altera. A BIO Financeira segue a vida do investidor.

Um investidor que apresenta um perfil psicológico que não aceita correr riscos, mas que está num momento de vida favorável pode perfeitamente estar com uma BIO Financeira verde ou amarela.

Outro investidor que tem um perfil psicológico que aceita correr mais riscos, mas está num momento de vida que exige cautela em seus investimentos, sua BIO Financeira poderá estar verde ou até mesmo azul e nunca vermelha.

Investimos para pessoas

O trabalho de análise dos nossos especialistas para traçar as estratégicas corretas e para saber a hora certa de entrar e sair de determinado investimento é baseado em apresentar as melhores opções de investimentos para cada momento de vida. Afinal, sempre o dinheiro é fruto do trabalho ou de outras rendas de uma pessoa. Como ignorar isso?

O fator humano deve sempre prevalecer. A tecnologia, os algoritmos são fundamentais para dar acesso e traçar padrões. Mas cada investidor tem as suas necessidades, projetos e objetivos próprios. E aí que entra a segunda fase de nossas análises: traçar o NRI, nível de retorno ideal para cada objetivo financeiro.

O que é NRI - Nível de retorno ideal?

O NRI é o nível de retorno ideal que cada objetivo financeiro deve ter para atingir o sucesso, para chegar lá.

Essa metodologia, exclusiva da Par Mais, funciona assim: o investidor determina um objetivo financeiro. Depois, o especialista da Par Mais, analisa como está a BIO Financeira do investidor.

Com essas duas informações, e com a ajuda do especialista se encontra o NRI, o nível de retorno ideal, que é quanto o investimento deve render para atingir cada objetivo.

Para cada objetivo financeiro, um NRI!

Muitas vezes é preciso ajustar o tamanho do objetivo, o tempo, o valor planejado ou até mesmo quanto o investidor deverá aplicar para que determinado objetivo, chegue no seu nível de retorno ideal.

Com essas informações criamos estratégias para elaborarmos uma carteira de investimento para cada objetivo. Cada carteira buscará uma taxa de rentabilidade que determinará o nível de retorno ideal, o NRI.

Se um dos objetivos é de longo prazo, visando a independência financeira do investidor daqui a 20, 30 anos, o NRI será traçado. Se um dos objetivos é de curto ou médio prazo, o NRI, consequentemente será outro. Em ambos os casos, sempre buscando estar alinhado com a BIO Financeira do investidor.

Como investimos para pessoas, periodicamente será necessária uma avaliação para sabermos se a BIO Financeira deverá ou não ser alterada e consequentemente os NRIs, de cada carteira.

Reserva de segurança

Vale lembrar que o investimento número 1 sempre deve ser a construção de uma RESERVA DE SEGURANÇA. Muitos esquecem e criam estratégias com investimentos de risco ou de baixa liquidez. E ao enfrentarem uma crise ou emergências financeiras, recorrem ao cheque especial, a empréstimos ou resgatam seus investimentos sempre que possível (por conta da ausência de liquidez). Desta forma, corre-se o risco de, não só perder a rentabilidade desejada, como também até parte do valor investido. Tenha muita atenção quanto a isso!

Se tiver alguma dúvida, no final do uso da ferramenta, deixe seu recado que os nossos especialistas retornarão.

Veja também exemplos de como a BIO Financeira impacta no NRI, nível de retorno ideal dos nossos objetivos e, consequentemente, nas estratégias das carteiras de investimentos clicando aqui.