Como reduzir despesas administrativas e comerciais

  • 19/08/2016
Página inicial - Empresas - Como reduzir despesas administrativas e comerciais
reduzir despesas administrativas e despesas comerciais

O objetivo final de todas as empresas é gerar lucro. O lucro é o “resultado na última linha” que garante a sobrevivência do seu negócio e permite novos investimentos para o seu crescimento. E para gerar lucro, se torna essencial reduzir despesas administrativas e despesas comerciais.

Não adianta se preocupar apenas com a receita, se as suas despesas aumentam na mesma proporção. Isto não mudará o resultado final. As despesas administrativas e as despesas comerciais são necessárias para manter o seu negócio, porém, pequenos cortes podem proporcionar um grande impacto positivo no lucro.

Dicas para reduzir despesas administrativas e despesas comerciais

Faça um levantamento histórico

Para cortar despesas, é necessário primeiro conhecê-las. Faça um levantamento das despesas dos últimos 6 meses da sua empresa, você pode encontrar pequenas despesas, principalmente administrativas, que passam despercebidas todos os dias. Este levantamento proporcionará uma análise crítica sobre os seus gastos.

Comece pelas “pequenas” despesas administrativas

As “pequenas” despesas administrativas se tornam maiores do que imaginamos quando somadas. Veja alguns exemplos:

Material de escritório: evite a compra em excesso de caneta, papel, clips, grampeador, envelopes, post-its, pois os colaboradores acabam utilizando por estes estarem disponíveis e não porque de fato necessitam;

Material de limpeza: estes materiais não costumam possuir validade, portanto, verifique a possibilidade de comprá-los em atacadistas para obter descontos;

Alimentação: controle as compras de alimentação, como marcas caras de biscoitos, frutas que não são consumidas ou produtos que se tornam um certo exagero na copa da sua empresa;

Energia e telefone: implemente políticas para despertar o uso consciente destes recursos;

Pacotes e mensalidades: reavalie os pacotes e mensalidades contratadas, pois estes se tornam despesas fixas;

Controle as despesas comerciais

Apesar das despesas comerciais serem essenciais para as vendas da empresa, é importante avaliar se os resultados podem ser atingidos com outros meios. Avalie quais despesas comerciais realmente impactam na relação com seu cliente e reduza aquelas que forem supérfluas.

Gastos com traslado: analise se não há o excesso de custos com traslados, como viagens ou visitas desnecessárias;

Canais de atendimento: verifique se há meios mais baratos e eficientes de se comunicar com o seu cliente de acordo com o momento da venda, como e-mail ou vídeo conferência;

Publicidade: antes de investirmos nas redes sociais impulsionando publicações, avalie o quanto de fato estas publicações atingem seus clientes e os fazem adquirir seus serviços e produtos;

Orçamento para eventos: determine já no início do ano quais eventos serão realizados e qual será o orçamento disponível para estes;

Estabeleça um orçamento meta

Após reduzir as despesas administrativas e comerciais, determine um orçamento meta que deve ser seguido. Cobre a sua equipe para permanecer dentro dos valores estabelecidos e não deixe para avaliar as suas despesas apenas no final do mês, pois será muito tarde para tomar decisões de corte.

Envolva seu time

A redução de despesas só é possível se todas as pessoas da empresa estiverem envolvidas no processo. Portanto, reúna-se com o seu time pelo menos uma vez por mês para rever os gastos e estabelecer ações corretivas naqueles itens que estão acima do orçado.

Toda empresa deve ter a cultura de redução constante de despesas. Isto evita a necessidade de reduções drásticas em momentos de crise e proporciona segurança para novos investimentos.

Conclusão

Despesas elevadas dentro de uma organização podem acabar restringindo a capacidade da empresa em gerar lucro. Porém, é possível sim reduzir as despesas administrativas e despesas comerciais. As dicas principais são: engajar toda a equipe e procurar transformar a cultura organizacional; e fazer um acompanhamento e reavaliação periódica das despesas que podem ser reduzidas.

Confira nossa Planilha de fluxo de caixa para empresas!.

Nossos artigos