Como alcançar os seus objetivos financeiros?

  • 11/08/2016
Página inicial - uso consciente - Como alcançar os seus objetivos financeiros?
objetivos financeiros 

Para todos os planos que temos na vida, precisamos ter objetivos. É importante estabelecer metas no início da carreira com a ambição de atingir a independência financeira e desfrutar da aposentadoria. Saiba nesse artigo a importância de definir objetivos financeiros.

“Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.” (Walt Disney).

Defina seus objetivos financeiros

Para definirmos os objetivos financeiros, precisamos estabelecer prazos (de curto, médio e longo prazo) e definir metas. Em geral, nós da Par Mais definimos curto prazo para objetivos financeiros de até um ano; médio prazo de um a cinco anos e longo prazo acima de cinco anos.

No curto prazo, podemos exemplificar com aquela sonhada viagem para a Disney. Aquele aguardado MBA fora do país pode ser um exemplo de médio prazo. Já um objetivo financeiro de longo prazo pode ser a economia para quando o filho bebê completar 18 anos, ou até mesmo a tão sonhada independência financeira.

Por que definir objetivos financeiros?

Como alcançar seus objetivos? Com organização, conhecimento e disciplina. A importância de planejar uma viagem em curto prazo, levantando os custos e fazendo economia mensal, é não ficar a mercê de cartões de crédito, fugir dos empréstimos e não pagar juros.

Pessoas lembram de planejar a aposentadoria quando estão perto de se aposentar. É comum que as pessoas se esqueçam de planejar o futuro. A maior parte das pessoas não pensa na aposentadoria, e quando pensa é porque já estão perto demais de se aposentar.

Independência financeira

Para quem não tem disciplina, definir objetivos financeiros pode gerar resultados extraordinários. Afinal, se você não sabe porque deve poupar dinheiro, certamente vai desperdiçá-lo. Se o seu dinheiro não tiver um destino, qualquer um servirá.

É provável que tenhamos, em breve, mudanças na Previdência Pública e as mais drásticas valerão para quem tiver até 50 anos. Acima desta faixa etária deverá haver um “pedágio” para quem quiser se aposentar, a chamada regra de transição, prevendo um período adicional de trabalho de 40% a 50% do tempo que falta para que se tenha direito ao benefício.

Com a reforma da previdência e as novas regras que estão sendo debatidas por representantes sindicais e empresários, cada vez fica mais evidente a necessidade de se ter um complemento a aposentadoria do INSS. Cada mês ou ano que antecipamos o início da prática do que foi planejado ajuda a concretizar o objetivo,  diminuindo a briga ‘tempo X juros compostos’.

Através do simulador Viver de Renda no site da ParMais, você pode fazer sua projeção e começar a se organizar financeiramente rumo à sua independência financeira.

Veja também nosso eBook e aprenda a viver de renda.

Como alcançar os objetivos?

A Par Mais oferece algumas ferramentas e investimentos, para cada uma das diferentes metas e objetivos. É importante frisar que cada caso deve ser analisado separadamente, pois na hora de construir uma carteira de investimentos vários fatores devem ser considerados, como os próprios objetivos, a estrutura familiar – casado(a), solteiro(a), com filhos ou não, entre outros –, o perfil de risco, entre outros fatores.

Para investimentos de curto prazo, dependendo do perfil, uma das opções recomendadas costuma ser o tesouro Selic. O Tesouro Selic é o um título público de rentabilidade pós-fixada. Como todo título da dívida pública interna, pode ser comprado por qualquer investidor pessoa física através do Tesouro Direto. Com uma atratividade maior que a poupança.

É sempre importante, primeiramente, analisar as necessidades e o perfil de risco de cada um. Para aqueles mais conservadores, investir em LCI e LCA  é uma das possíveis recomendações para investimentos de médio prazo. LCI é uma Letra de Crédito Imobiliário. Na prática, quem investe em LCI empresta dinheiro a um banco em troca de uma determinada taxa de juros. Já LCA, muito parecido com a LCI, o que diferencia é que LCA é uma Letra de Crédito do Agronegócio. Outra alternativa é o CDB, podendo ser pré-fixados ou pós-fixados. No CDB pós-fixado, a remuneração corresponde a um percentual do CDI. Quanto maior a quantia investida e maior o prazo de aplicação, maior será a taxa de rentabilidade.

Para aqueles que buscam investimentos de longo prazo, uma das recomendações da Par Mais é o Tesouro IPCA, antiga NTN-B. Ele proporciona rentabilidade real – acima da inflação – e garante o aumento do poder de compra, pois seu rendimento é composto por duas parcelas: uma taxa de juros prefixada e a variação da inflação (IPCA). Nestes casos da busca por objetivos com prazos mais longos outros produtos também podem ser interessantes, como fundos multimercado ou de ações, por exemplo.

O leque de alternativas é amplo, por isso é importante a presença de um consultor financeiro para analisar as necessidades, objetivos e recomendar o produto mais adequado para o cenário atual e/ou projetado.

Conclusão – Defina seus objetivos e realize seus sonhos

É importante definir os objetivos financeiros para nos forçar a poupar, possibilitando o exato controle de quanto tempo/dinheiro falta para concretizar o objetivo. Quem não tem objetivos financeiros acaba não tendo controle do dinheiro, além de gastar com coisas supérfluas. Devemos sonhar alto, e quanto mais desejamos algo, sentimo-nos estimulados a correr atrás desse objetivo.

Trace seus objetivos e busque se informar sempre sobre as melhores maneiras de economizar e também de investir o seu dinheiro. Tenha um bom planejamento e veja suas metas serem alcançadas!

À medida que o objetivo for atingido, deve ser substituído por outro. As pessoas que não tem objetivos vão vivendo a vida e trabalhando para pagar suas contas. Nós da Par Mais queremos que elas vivam para realizar seus sonhos.

Nossos artigos