Em Dia – DC: O que fazer com o décimo terceiro salário?

  • 11/11/2016
Página inicial - Na Mídia - Jornais / Revistas / TV - Em Dia – DC: O que fazer com o décimo terceiro salário?

O brasileiro que trabalha com carteira assinada começa a receber este mês, o décimo terceiro salário. Os jornais falam da possibilidade de injeção de bilhões de reais na economia – e de como esses valores extras podem servir de estímulo ao consumo. O bom senso, porém, indica que há um equívoco nessa relação direta entre o décimo terceiro salário e compras.

O brasileiro está endividado. Pior: as pendências financeiras da população se concentram no cartão de crédito e no cheque especial, duas modalidades de financiamento que tem as taxas mais altas do mercado – e do mundo! Nesse cenário, é chato, mas necessário, assumir o papel de “estraga prazeres”. Para quem está com dívidas, a hora não é de consumir – é de quitar débitos e escapar dos juros estratosféricos.

Aproveite o dinheiro extra do décimo terceiro salário e procure seus credores. Antes, monte uma planilha com todas as suas dívidas e as respectivas taxas de juros. Pague primeiro aquelas que têm juros mais altos e aos credores que aceitarem negociar abatimentos. Se restarem contas pendentes, tente “trocar” débitos mais caros por outros, mais baratos. Não descarte nem mesmo tomar um Crédito Direto ao Consumidor (CDC) bem negociado com seu gerente para zerar o vermelho do cheque especial. A diferença de taxas entre as duas modalidades é enorme.

Para quem está sem dívidas, também pode não ser hora de consumir. É essencial ter a chamada reserva de segurança, um recurso para emergências guardado em aplicação com boa rentabilidade e liquidez. Se a sua reserva é pequena – ou não existe – guarde pelo menos parte do salário extra. Se você já tem um orçamento organizado, o ideal é que presentes e outras despesas eventuais de fim de ano caibam nesse planejamento.

Acredite: a tranquilidade resultante de um orçamento equilibrado é o maior presente que você pode dar à sua família no fim do ano.

Fonte: Diário Catarinense (11.11.2016)

décimo terceiro salário

Nossos artigos