Orçamento Base Zero – OBZ: o que é e os benefícios para sua empresa

  • 01/10/2020
Página inicial - Empresas - Orçamento Base Zero – OBZ: o que é e os benefícios para sua empresa

Em um Orçamento Base Zero – OBZ – o planejamento orçamentário é realizado sem levar em conta a média de despesas dos últimos anos da empresa – base histórica.

É realizado um orçamento individual de cada centro de custo como se fosse a primeira vez. Neste artigo explicamos como funciona o OBZ e os benefícios para a sua empresa. 

O que é OBZ?

O Orçamento Base Zero – OBZ é a metodologia onde cada área da empresa detalha todos os gastos previstos e orça individualmente cada centro de custo a partir do zero, desconsiderando a média das despesas dos últimos anos, evitando desperdícios. 

Dessa forma, os gestores não caem na zona de conforto e os leva a fazerem uma análise criteriosa das necessidades reais de custeio. Assim, a empresa consegue verificar os excessos e as reais necessidades para a sua operação.

Orçamento Base Zero

O que é Orçamento?

Antes de entender o que é o OBZ, é preciso entender o que é um orçamento e qual sua importância para uma empresa.

Realizar um orçamento significa planejar os gastos, despesas com investimentos e as receitas de uma empresa. O objetivo do trabalho é aferir os resultados esperados e traçar estratégias para alcançar resultados levando em consideração a capacidade da empresa e o cenário econômico no qual ela está inserida.

Um dos seus usos é para o cálculo das estimativas de fluxos de caixas livres necessários para implementar o modelo de avaliação na empresa e, o mais importante, avaliar a evolução do valor da empresa de acordo com as mudanças estabelecidas na estratégia.

Outro valor importante do orçamento é que por meio dessa ferramenta é possível tomar decisões de financiamento/investimento para execução dos planos operacionais e fornecer uma base para um conjunto de metas usadas para controle de despesas/custos e nos planos de remuneração da empresa.

Saiba mais: O que é capital de giro de uma empresa?

Qual a diferença do OBZ para os demais orçamentos?

Normalmente, ao orçar seus gastos, as empresas levam em consideração a média de despesas dos últimos anos. Essa metodologia parte de premissas automatizadas e não expurga excessos oriundos de bons resultados e ou eventuais erros do passado.

O Orçamento Base Zero não leva em consideração a média de despesas dos últimos anos da empresa e sim, orça individualmente cada centro de custo.

No período de orçamento, cada área detalha todos os gastos previstos, portanto, começando do zero e evitando desperdícios. Dessa forma os gestores não caem na zona de conforto e assim é possível verificar os excessos e as reais necessidades para a operação da empresa.

Essa metodologia é focada na redução dos custos, a alocação de recursos é feita com base nos objetivos e metas buscando uma avaliação criteriosa dos gastos, eliminando o sentimento do dinheiro infinito que muitas vezes existem nas organizações.

A metodologia do Orçamento Base Zero conta com duas premissas fundamentais:

  • O bom orçamento deve assegurar a sobrevivência da empresa no pior cenário e ser capaz de aproveitar as oportunidades advindas dos melhores cenários.
  • O total de gastos fixos deve se situar próximo da margem de contribuição da empresa no pior cenário possível. É importante que a empresa defina qual é o pior cenário possível, mas não necessariamente um cenário catastrófico.

Além da identificação de gastos desnecessários é possível eliminar procedimentos dispensáveis, permitindo o direcionamento dos recursos para o que é, de fato, importante na organização.

Mas, é importante frisar que a elaboração de um Orçamento Base Zero demanda tempo, dedicação e treinamento da equipe para ter as informações necessárias para a sua elaboração.

Após o orçamento, é necessário ter ferramentas de controle do efetivo versus o orçado, estabelecendo metas de redução e buscando o engajamento da equipe na nova cultura orçamentária.

Conclusão

O Orçamento Base Zero – OBZ é a metodologia onde cada área da empresa detalha todos os gastos previstos e orça individualmente cada centro de custo a partir do zero, desconsiderando a média das despesas dos últimos anos.

Realizar um Orçamento Base Zero – OBZ na sua empresa pode ser muito benéfico, pois dessa forma, os gestores não caem na zona de conforto e os leva a fazerem uma análise criteriosa das necessidades reais de custeio.

Dessa forma, a empresa consegue verificar os excessos e as reais necessidades para a sua operação.

 

Nossos artigos