Diferença entre custos e despesas empresariais

  • 16/08/2016
Página inicial - Empresas - Diferença entre custos e despesas empresariais
Diferença entre custos e despesas empresariais

Um ponto chave para o empresário que busca a boa gestão financeira de seu negócio é saber identificar e diferenciar os custos e despesas de sua atividade. Conhecer essas informações pode ajudar a evitar perdas e desperdício de recursos financeiros, que são o combustível de uma empresa.

Veremos a seguir como diferenciar os custos e despesas sob a ótica empresarial. Esse conhecimento é fundamental para que o gestor obtenha êxito em sua jornada empreendedora.

Diferença entre custos e despesas

Custos são os valores referentes aos insumos utilizados no processo produtivo de uma empresa, seja ela de bens ou serviços, enquanto as despesas são valores referentes aos recursos consumidos para o funcionamento da empresa que não estão ligados diretamente ao processo produtivo.

O que são custos

Os custos estão relacionados com a produção de bem ou do serviço, sendo geralmente divididos em matéria prima, mão de obra e custos indiretos.

Os custos de matéria prima são aqueles relativos aos produtos necessários para desenvolvimento do produto final. Os custos de mão de obra dizem respeito aos salários dos colaboradores diretamente relacionados com o processo de produção. Por fim, temos os custos indiretos, nele identificamos os demais custos de produção que são agrupados por possuir menor relevância individual, no entanto quando os agrupamos eles podem surpreender, por isso precisamos ficar atentos a eles.

Materiais de consumo, energia elétrica, depreciação e mão de obra indireta são exemplos de custos indiretos que requerem muita atenção, uma vez que podem ser confundidos com despesas. Veja na tabela a seguir alguns exemplos de custos e despesas.

Custos Despesas
Matéria-prima Salários da administração
Mão-de-obra (direta ou indireta) Honorários da diretoria
Depreciação de máquinas Material de escritório
Energia elétrica Comissão de vendedores
Água Propaganda e publicidade

O que são despesas

Uma despesa é um valor referente aos recursos consumidos para o funcionamento da empresa e não identificados diretamente com o processo de produção. Normalmente as despesas se referem às atividades administrativas, comerciais e financeiras. Então, as despesas são diferenciadas dos custos de fabricação pelo fato de estarem geralmente relacionadas com administração geral da empresa e a comercialização do produto.

Na tabela a seguir temos o exemplo de uma demonstração do resultado do exercício (DRE) de uma empresa real onde podemos ver claramente a separação de custos e despesas.

custos e despesasConhecer bem os custos e despesas da empresa é o passo inicial para que o gestor possa evitar a perda e o desperdício, que também são conceitos que merecem ser diferenciados. A perda diz respeito aos insumos que foram mal aproveitados no processo produtivo, algumas empresas trabalham com um limite de perdas tolerável.

O desperdício é um termo mais abrangente, pois além das perdas do processo produtivo ele aborda as ineficiências da empresa, tanto no processo produtivo como nas despesas administrativas. O desperdício é a principal fonte de destruição de valor de uma empresa.

Conclusão – Importância dos custos empresariais

Diferenciar custos e despesas é importante principalmente para efeitos de contabilidade financeira, pois os custos são incorporados aos produtos, ao passo que as despesas são lançadas diretamente na demonstração financeira. Porém para efeitos gerenciais essa diferença não é tão relevante, haja vista que o gestor da empresa deve ter a mesma diligencia e buscar a máxima eficiência para ambos.

Identificar corretamente custos e despesas é também é necessário para que as empresas possam definir corretamente a margem de contribuição de seus produtos e serviços. A margem de contribuição é o valor que sobra da venda de um produto após deduzir os custos necessários para produzi-lo. Assim o empresário poderá dimensionar corretamente como alocar seu capital e evitar desperdícios dos recursos financeiros evitando de investir em produtos que pouco possam contribuir para resultado da empresa..

Nossos artigos