Consultoria Financeira – o que é e como funciona?

  • 07/12/2021
Página inicial - Vida financeira - Consultoria Financeira – o que é e como funciona?

O serviço de consultoria financeira consiste na avaliação e organização das finanças. Ele oferece soluções e define estratégias para ajudar na tomada de decisões para alcançar os objetivos

O principal objetivo de uma consultoria financeira é mudar a forma como você administra os seus recursos e isso pode trazer resultados muito positivos para a sua vida, pois sabendo gastar, otimizando e protegendo os seus recursos e investindo melhor, a rentabilidade dos seus ativos aumenta e alcançar o que você deseja se torna mais fácil. 

Neste artigo, vamos explicar o que é esse serviço, suas áreas de atuação e como a consultoria financeira da ParMais pode ajudar a mudar a sua vida.  

O que é consultoria financeira?

A consultoria financeira ajuda a organizar as finanças e, consequentemente, auxilia na tomada de decisões. O serviço consiste na avaliação da situação financeira da pessoa, família ou empresa e busca as melhores soluções e estratégias para alcançar os objetivos.

Ao buscar uma consultoria financeira, você conta com profissionais de diversas áreas para analisar, planejar e traçar as melhores estratégias financeiras e de investimentos, de acordo com seu momento de vida e necessidades.

Antes de escolher uma consultoria financeira, busque saber se os profissionais que serão contratados trabalham alinhados aos seus objetivos e sem conflitos de interesses. Dessa forma, você tem certeza que eles estarão buscando o que é melhor para você.

Consultoria financeira ParMais: áreas de atuação

Uma consultoria financeira pode atuar em três áreas:

  • Consultoria pessoal ou familiar;
  • Consultoria empresarial;
  • Consultoria de investimentos.

Entenda como o serviço é realizado em cada uma das áreas:

Consultoria financeira pessoal ou familiar

Este tipo de consultoria pode ser individual ou familiar. Aqui na ParMais, o consultor financeiro pessoal é o responsável por avaliar e organizar a vida financeira dos clientes para que eles alcancem os objetivos financeiros da melhor maneira possível, sempre buscando por estratégias alinhadas ao momento atual de vida.

Em uma consultoria financeira pessoal ou familiar, são abordadas seis áreas:

1 – Planejamento de rendas e despesas

Aqui, nossos especialistas fazem um levantamento minucioso da vida financeira da pessoa. Com essas informações, é possível entender o fluxo de rendas e despesas, o comportamento do indivíduo ou da família e, assim, planejar as estratégias a serem adotadas para possíveis ajustes. Nesta etapa também definimos os objetivos financeiros.

2) Gestão de ativos e investimentos

Na consultoria pessoal, também analisamos, comparamos e indicamos os melhores caminhos a seguir em relação aos investimentos de ativos financeiros, sempre alinhados ao momento de vida e aos objetivos de curto, médio e longo prazo, indicando a melhor estratégia de investimento para cada um deles.

3) Planejamento de aposentadoria

Quando temos clareza dos objetivos, conseguimos traçar metas que impactarão na aposentadoria. Por isso, nesta fase, nossos especialistas fazem o dimensionamento do capital necessário para gerar renda para o futuro. 

Para isso, consideramos um orçamento estimado, analisando o INSS e – se for o caso – a previdência privada e definimos um plano para que a pessoa saiba exatamente o que fazer para ter o padrão de vida desejado quando decidir parar de trabalhar.

4) Planejamento sucessório

Aqui são pensadas estratégias para organizar e agilizar o processo de sucessão de bens, ou seja, com quem ficará a herança ou patrimônio que a pessoa construiu. Nesta fase, tudo é pensado de acordo com os objetivos e a estrutura familiar para proteger o patrimônio, evitar brigas familiares e diminuir os custos com impostos e advogados. 

5) Planejamento tributário

Para o planejamento tributário, avaliamos os impactos dos impostos no trabalho e também na vida financeira. Com base nas leis vigentes, pensamos em estratégias para diminuir o peso dos tributos sobre as receitas. Além disso, analisando a declaração de IR, é possível verificar se há concordância nos dados ou se a pessoa está exposta a riscos.

6) Gestão de riscos e seguros

Nesta etapa, analisamos os riscos em que uma pessoa está exposta e indicamos as soluções mais adequadas para que ela e sua família fiquem assistidas em qualquer eventualidade. 

Por exemplo: uma família em que apenas o marido ou esposa possuem renda, com filhos e pouco patrimônio acumulado. Essa família estaria totalmente desprotegida na falta do principal provedor, caso não possua um seguro de vida.

Consultoria financeira empresarial

Na consultoria financeira empresarial, analisamos, de forma imparcial, o atual momento da empresa e os pontos fortes e fracos. Assim, é possível identificar as oportunidades de melhoria e montar uma estratégia de fortalecimento da empresa. 

A consultoria financeira empresarial atua nas seguintes áreas: 

1) Planejamento estratégico financeiro

Nesta fase, é feito um diagnóstico da situação financeira da empresa e os objetivos são definidos.

Depois, apresentamos estratégias para alcançar os resultados levando em consideração a capacidade da empresa e o cenário econômico no qual ela está inserida. Além disso, as variáveis que podem afetar os resultados esperados são avaliadas, possibilitando ao gestor ter ferramentas – relatórios e informações – para a tomada de decisões.

2) Valuation

Nesta etapa realizamos a avaliação financeira da empresa para estimar o seu valor real ou o valor mais próximo da realidade possível.

De forma resumida, é um processo que combina várias metodologias para definir quanto a empresa vale, e, se for o caso, prepará-la para a venda.

3) Análise de viabilidade financeira

Essa análise é feita para identificar o retorno do investimento por meio do levantamento de dados, elaboração de cenários, cálculo do payback e taxa interna de retorno.

Assim, antes de investir na expansão ou em uma futura empresa, o cliente tem esse serviço como suporte para a tomada de decisão.

4) Consultoria financeira e administrativa

A consultoria financeira e administrativa está relacionada à administração dos recursos financeiros da empresa, atuando no controle das despesas, na definição dos centros de custos e estruturação de regimes de caixa e competência. Além de definir políticas de capital de giro, distribuição de lucro e estrutura de capital.

5) Reestruturação

A reestruturação busca reduzir a carga de trabalho dos diretores e facilitar o dia a dia de trabalho com propostas e implementação de melhorias nos seguintes setores da empresa: administrativo, financeiro, tributário, modelo societário, gestão de equipe e planejamento financeiro estratégico.

6) Gestão de recursos financeiros

Nessa parte da consultoria, identificamos as melhores opções de investimentos para os recursos da empresa e realizamos a gestão desses recursos, controlando diariamente aplicações e resgates. O objetivo é maximizar os ganhos financeiros por meio dos melhores produtos de investimentos e das melhores taxas de remuneração.

Consultoria de Investimentos

É nesta etapa do serviço que buscamos os melhores investimentos e rentabilidades para o patrimônio do cliente, tanto pessoal quanto empresarial.

Também mapeamos e monitoramos constantemente o cenário macroeconômico e as novas oportunidades, além de ser responsável por gerir e acompanhar diariamente as aplicações dos clientes, diminuindo custos, tributos e melhorando a sua rentabilidade.

Nesta área, o trabalho geralmente é realizado por wealth managements – gestão de patrimônio. A ParMais é a primeira wealth management tech do Brasil, o que nos possibilita  administrar o patrimônio das pessoas com auxílio da tecnologia, de maneira inteligente e com gestão ativa, rebalanceando a carteira de forma constante e com movimentos estratégicos e táticos, buscando a melhor relação entre risco e retorno.

Também é nesta etapa que é definido o perfil de risco do investidor, para que os investimentos estejam sempre alinhados aos objetivos e momento de vida. 

Na ParMais, desenvolvemos a BIO Financeira, um algoritmo próprio que ajuda a definir a melhor estratégia de investimentos e oferece uma análise da sua vida como um todo, considerando o momento atual, seus objetivos e sua capacidade financeira e patrimonial.  
Além disso, com a nossa ferramenta, é possível saber o quanto de criptomoedas você pode investir de acordo com o seu perfil, assim como obter uma análise da renda gerada pelo patrimônio e também um plano de aposentadoria com base na sua realidade atual.

Tudo isso para que você tenha uma consultoria financeira completa, com a indicação da estratégia de investimento mais adequada para as suas necessidades, além de uma análise sobre a sua realidade patrimonial e de investimentos.

Nossos artigos